novembro 28, 2011

Hipocrisia

Em uma pesquisa rápida  no Wikipédia (rs) você pode encontrar uma definição clara sobre hipocrisia:
hipocrisia é o ato de fingir ter crençasvirtudesideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.




Evangelho de Mateus capítulo 23, versículos 13 a 15:
" Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”
No novo testamento nos deparamos com nosso Salvador e Revolucionário Jesus alertando aos escribas e fariseus sobre seus atos hipócritas, nos quais eles diziam conhecer e viver a lei de Moisés quando na verdade só pensavam em si.
Mas não quero falar deles e sim de nós. Eu e você já fomos pelo menos em um momento de nossas vidas (ou então em um momento de nosso dia) HIPÓCRITAS. Dizemos crer em coisas que no nosso interior duvidamos, dizemos que amamos quando nossas atitudes mostram ao contrário, como cristãos falamos de amor e repudiamos um bêbado pedindo abraço, falamos em fidelidade no casamento e temos pensamentos impróprios, queremos que Deus perdoe nossos pecados e não perdoamos nossos irmãos.
Eu já me disse fiel e trai um namorado.
Eu já disse que odeio mentira, mas menti para meus pais que ia dormir na casa de um amigo.
Eu já disse que amava, mas não respeitava a pessoa como ela era.
Eu já quis que tivessem paciência comigo, mas briguei com meus alunos por falta da mesma.
Eu já chorei por falarem mal de mim, mas critiquei as atitudes das pessoas sem saber os motivos daquelas ações.
Eu já pedi para ser perdoada quando eu guardava magoa e raiva no meu coração.
Eu já separei brigas e na mesma semana quem brigava era eu.
Eu já quis ver o lado bom de alguém, quando eu só mostrava meu lado ruim.
Eu já quis ser amada e que a pessoa me provasse o seu amor, quando eu era estupida e fria.
Essas atitudes são minhas, mas sei que você tem as suas atitudes hipócritas nas quais somos classificados como raças de víboras.   Eu aprendi uma frase a qual tomei como inspiração: "Nada é pior do que um bom conselho acompanhado de um mal exemplo." Aprendi me deparando com hipocritas que eu muitas vezes fui uma vibora. Aprendi a não dizer e sim a mostrar em minhas atitudes, tive que aprender pois vi a dor de você acreditar em algo que a pessoa diz sentir enquanto na realidade não sente. Aprendi a não pedir mais do que eu posso dar. Aprendi a perdoar antes de pedir perdão. Aprendi a ser fiel independente da infidelidade alheia. Aprendi a dizer a verdade por mais que ela machuque Aprendi a não cobrar nada de ninguém, pois eu também erro.
Aprendi que tenho muito que aprender ainda. Eu realmente queria que a pessoa que quero tão bem aprendesse o mesmo, mas não vou exigir nada. Não serei mais hipocrita, se amo não direi e sim demostrar, se quero não vou obrigar e sim encantar, se perdoei não ficarei trazendo a memoria as magoas passadas, se digo que confio e acredito será de olhos fechados, se acho que ciúmes é um veneno vou manda-lo embora toda vez que ele bater em minha porta, se me alegro com a verdade não vou mentir, se tenho raiva de traição serei fiel mesmo que a outra pessoa não seja comigo. Chega de ser hipocrita. Se sou serva do Pai não recusarei nenhum chamado Se quero seguir as leis Dele que sejam todas as que Ele tocou no meu coração matando assim o meu EU. Se é para ser amiga devo ser sincera, compreensiva, paciente e fiel Se é para te amar que seja incondicional.  "Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são." William Shakespeare

Nenhum comentário:

Postar um comentário