junho 02, 2011

Roupas velhas

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa.



Como não creio em acaso, sei que ao ter me deparado com essa citação uma mensagem era transmitida para mim.

Constumamos a deixar em nossa historia alguns rascunhos, assuntos inacabados, trabalhos a fazer, amores a esquecer, coisas a serem ditas.
É como se usassemos uma roupa rasgada e suja e a deixassemos no guarda roupa. Não custuramos, não lavamos, só guardamos, por mais que ela não sirva mais, guardamos esperando que a moda volte, que nosso corpo tenha 5kg a menos para que possamos usa-la de novo.
Com o tempo essa roupa vai criando maus odores e contaminando até as roupas boas...


Metaforas a parte, todos nós deixamos sonhos sem se realizar, desistimos de amores sem lutar mais um pouco, trancamos a faculdade, enrolamos para nós entregar ao amor de Deus, damos desculpas para justificar a nossa falta de fé e coragem para dizer e fazer o que queremos.


Me deparei com uma situação, a mesma situação vivida por pessoas diferentes.
Duas meninas se apaixonaram por um menino, o qual com a primeira não resolveu tudo o que havia de ser resolvido, simplesmente a mandou embora e ficou com a segunda. Depois a mesma terminou com ele, esse por sua vez voltou com a primeira. E assim foi por 10 meses. Terminava com uma e voltava com a outra. O termino era sempre uma lastima, uma dor, humilhação para os três, mas a voltas era magica, cheia de paixão, de carinho, de promessas.
Até agora ninguém disse o que realmente sente, todos esconderam seus reais sentimentos, mentiram para si e para os outros. Assuntos inacabados, palavras de não foram ditas, sentimentos que não foram expostos. Roupas suja e rasgada guardada esperando para ser usada novamente.



Mas chega uma hora que é preciso "esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares". E creio em um Deus que não faz confusão de sentimentos, mas faz tudo perfeito e nunca erra, nós somos falhos e sujeitos ao erro, a palavra de Deus mesmo diz que o coração do homem é enganoso. Mas pela graça o cair é do homem e o levantar é de Deus.


Temos sim que resolver o que faremos com essas roupas sujas e rasgadas. É uma opção guarda-la, mas não esqueça que quando um mal cheiro vir todas as suas roupas boas também teram o mesmo odor.
Resolva hoje os assuntos inacabados, perdoe, peça perdão, diga o que sente, diga aquele eu te amo, termine o que tem que ser terminado, acabe logo com o relacionamento que não te faz feliz, pergunte de uma vez o que você fez de errado e corrija.


Lave, custure, doe ou jogue fora. As roupas que valem a pena dobre já passadinha e guarde, com a certeza que se sentirá bem em usa-la de novo.


Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário