julho 29, 2011

Quero ser como criança

“Então lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixar vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrara nele. Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.” Marcos 10:13-16

Como já se encontra em minha descrição sou professora e inevitavelmente essa palavra toca profundamente em meu coração ao observa-la e lembrar de cada rostinho dos meus alunos.
Lembro que Deus me tocou a respeito desse assunto ao termino da “Escola de lideres” e foi uma benção. E ele trouxe a minha memória essa palavra e quero compartilhar com vocês.

Eu não sei você mas eu tenho muiiiiiita saudade da minha infância, apesar de ser um pouco tímida eu aproveitei, brinquei, corri, sorri, aprendi, não tinha preocupações, enfim era inocentemente feliz. Mas um dia a gente cresce, as preocupações vem, a inocência vai, a felicidade não é mais tão simples. Eii espera um pouco, Jesus é muito claro que devemos receber o reino de Deus como uma criança, contudo esquecemos como é ser criança, e agora?
Agora juntos vamos pensar na crianças que conhecemos, que apesar de cada uma ter sua particularidade de um modo geral podemos aprender algu lições para sermos como criança....

  1. A criança é reflexo do seu responsável
“E vos vestistes de novo. Que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Cl 3:10

Seja pai, mãe, professora, irmão, elas sempre vão ter alguém em quem se espelhar. Se você for na minha sala vai escutar coisas como “cabrita”, “ripa”, “obsequio”, vai sair surdo porque todos falam alto, mas vai receber muito amor, meus alunos são super animados, defeitos e qualidades que eles adquiriam convivendo comigo. Eles oram, cuidam um dos outros, se respeitam, querem ser professores quando crescer, quando brincam de escolhinha é uma briga para saber quem será a professora Valéria.
E nós como cristãos? Temos falado como Cristo, tendo os mesmos gestos, temos feito a diferença? Quando alguém nós olha logo nos diz esse é aluno de Jesus? Temos sonhado e buscado ser como Ele?
 “Ensina a criança o caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.” Pv 22:6


  1. Elas amam inocentemente

- Professora você é linda. Eu estava com saudade.
Eu não me canso de ouvir coisas assim e de ver a sinceridade nos olhos de quem esta dizendo. Por mais que eu dê bronca logo recebo um grande abraço, eles sabem que se corrijo é porque os quero bem. Cartas, desenhos, musicas, bolo de terra, eles fazem o possível para me ver feliz. Eles demonstram das maneiras mais sutis. Eles arrancam sorrisos dos meus lábios nos meu dias mais escuros. Isso sem pedir nada em troca, eles só amam, eles sabem amar sem saber o que é o amor.
Você tem amado a Deus assim? Tem arrancado gargalhadas Dele? Você diz pra Ele o que sente? Você expressa o seu amor?

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” Mc 12:30
É assim que devemos amar a Deus, como uma criança ama seu pai, por mais que ele seja um bêbado, inocentemente ela sente falta dele. Por mais que a mãe a machuque ela sempre irá aceitar um abraço. Quando pequenos e não compreendemos a maldade achamos que tudo é possível, tudo é valido. Amamos incondicionalmente.

  1. Como essas crianças são involuntariamente sinceras.
Quem nunca deu risada com uma “mancada” de uma criança que atira  primeira pedra?
-Mãe que mulher gorda. Por que ela se veste assim? Você está braba hoje!
Eu tenho as vezes ate medo de perguntar como estou pros meus alunos, uma vez minha aluno perguntou se eu estava grávida porque eu estava gordinha.
Criança quando você pergunta se ela esta bem será sincera ao responder. Ao contrario de nos que disfarçamos nosso sentimentos até para aquele que sonda os nossos corações.
“Até a criança se faz conhecer pelas ações se o que faz é puro e reto.” Pv 20:11


  1. Cair, chorar e já levantar.
“O Senhor é a minha luz e a minha salvação de quem terei medo?” Sl 27:1
Lembra de quantas vezes você já caiu de bicicleta até aprender? Desistiu? Provavelmente não. Cadê a sua coragem e determinação? Por onde anda aquela capacidade de cair, chorar, levantar e tentar outra vez? Crescemos e nos tornamos covardes, deixamos de acreditar que somos capazes. Quando pequemos acreditávamos que podíamos voar, cansei de ouvir historias de amigos que se machucaram pois realmente criam que se pulassem de um lugar alto sairiam voando. Hoje na primeira queda você desisti, mas tu quando pequeno e leigo não desistiu de aprender. O Senhor é como o nosso pais que ajudou a levantar em nossas quedar, Ele cura as nossas feridas e nos dá a mão, por que então você insiste em ficar no chão?

  1. Sorria 
“Pelo o que estamos sempre de bom ânimo...” 2Co 5:6
As crianças de hoje em dia estão mais tristes do que antes sim, mas lembro que era muito raro na minha época um de nós estarmos tristes ou reclamando, víamos graça em tudo.
Me alegro em ver meu sobrinho de consideração, ele ri de tudo, pouquíssimas vezes o vi chorar. Meus alunos são muito alegres, deitamos na grama e ficamos observando as nuvens e rindo com as loucuras que imaginamos.
Mas você não é mais criança, tem contas, trabalha, estuda, a vida está difícil. Você tem o direito de reclamar. Porém creio que não era fácil quando você era criança, hoje achamos tudo o que passou banal, mas para uma criança já é grande responsabilidade ir a escola, cuidar do material, obedecer, afinal eles estão começando a vida agora . Nem por isso eles deixam de sorrir, de ser felizes, cantar, dançar.
“Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazerdes emudecer o inimigo e o vingador.” Sl 8:2


6.São curiosos e querem aprender
“Guardo no coração as Tuas palavras para não pecar contra ti.” Sl 119:11
Ai essa fase do “porquê”, eles questionam tudo, querem saber de tudo, tem vontade de entender o mundo dos adultos, de serem como nós. Quando você fala de algo que os interessa eles viajam.

“De que maneira o poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua palavra.” Sl 119:9
Você deve ter esse mesmo anseio em aprender sobre a palavra de Deus e Seu amor. Você tem que questionar, pesquisar, ler, reler. Você deve ter sede de aprender, te ter mais de Deus. Buscar sabedoria como você buscou aprender o alfabeto. Deve lembrar das palavras de Deus e guarda-las como você lembra das musicas do jardim de infância.


  1. Confiança
“Melhor é buscar refugio no Senhor do que confiar no homem.” Sl 118:3
Perdi as contas de quantos pais deixaram seus filhos na escola dizendo que já voltavam, é fato que era só para a criança parar de chorar, mais aquela criança para de chorar, pois ela confia que seu pai vai voltar logo. Perdi as contas de quantas vezes pedi para meus alunos fazerem algo sem dizer o porque e eles fizeram, eles confiam cegamente em mim e nos outros adultos.
O mundo nos machuca, as pessoas perdem a confiança isso é lei. Mas como criança devemos depositar a nossa confiança no Pai, se Ele disse que vai fazer algo, ele fará, por mais que demore um pouco mais do que você espera, o Senhor não é homem para mentir. Confie Nele como você confiava naqueles que amou quando pequeno.


Existem diversas outras características que eu poderia colocar aqui, mas são essas que Deus colocou em meu coração.
Amados eu bem sei que não é fácil crescer, que muitas coisas boas ficam no passado, que as dores destroem a pureza, que a maldade mata a inocência, que o mundo rouba o sorriso. Mas traga a memória a sua infância e as coisas boas que elas te deu. Acredite no amor, no sorriso, confie no Pai, acredite em si mesmo, levante-se do chão. Principalmente viva, não andeis ansiosos (Mt 6:25), busque o reino de Deus e as demais coisas vão ser acrescentadas. Faça a lição de casa e o jantar estará na mesa. 
Ame a Deus pelo o que Ele é, volte a inocência, acredite.

“Bons alunos se preparam para receber
um diploma, alunos fascinantes se
preparam para a vida.” Augusto Cury

Ouça: http://www.youtube.com/watch?v=swPDgYGpNkI

http://www.youtube.com/watch?v=0DXavLaAjZY

Nenhum comentário:

Postar um comentário