julho 02, 2011

A ditadura da beleza.

"Não seja adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuario; saja porém, o puras de coração, unido ao incorruptivel trajo de um espirito manso e tranquilo, que é de grande valor para Deus." 1Pe 2:3-4


Conclui a leitura do livro "A ditadura da beleza" do meu escritor preferido Augusto cury.
E agora gostaria de compartilhar a minha analise desse tema.


A sociedade de consumo que ajudamos a construir infectou nossa alma com um vírus que nos fez escravas de um padrão irresponsável de beleza. Nas últimas décadas houve um assassinato coletivo da auto-estima das mulheres em todo o mundo. Poucas de nós se descrevem como belas. Poucas afirmam estar satisfeitas com o seu corpo, seu cabelo seu rosto. Você que lê este post por exemplo, mudaria algo em vocÊ? Se sente gorda? Gostaria de ter o cabelo liso? Queria que seus olhos fossem azuis?

O corpo da mulher vende tudo hoje, só não vende auto-estima para elas mesmas. Estamos em comercias de cerveja, sorrindo na propaganda de pasta de dente, promovendo eventos. Abra qualquer revista e verá o padrão de beleza atual. Imagens que bombardeiam a nossa mente com o anseio de fazer parte desse padrão doentio de beleza. Geramos bulemia e anorexia. Pessoas de mesa farta passando fome, se submetendo a cirurgia, modificando totalmente o seu corpo. Tudo para chegar proximo ao corpo de alguem famosa.
Toda mulher sabe que quando nós arrumamos não é para os homens, mas por pura competição entre o sexo feminino. Para ver quem consegue chegar mais proximo do padrão inatingivél. As modelos as quais queremos ser não se sentem bem com o seu proprio corpo, fazem regimes absurdos, nem elas as quais adimiramos se aceitam.

Não é errado buscarmos ficar mais belas, mas sim não nos aceitarmos, não nos amarmos.
Cada mulher é linda ao seu modo, tem seu jeito especial de ser, sua anatomia própria, e deve se amar, se contemplar e curtir intensamente a vida. Deve se olhar no espelho sem medo, não se rejeitar, mas admirar
sua beleza e força interior. Pois sentir-se bela é um estado de espírito, um treinamento da emoção, um exercício intelectual e afetivo dos olhos de quem observa.

Como professora me doi em analisar as crianças e seus comportamentos, minhas alunas se acham gordas, não gostam de seus cabelos, e elas são lindas. As crianças, os pré-adolescentes e adolescentes estão adoecendo rapidamente, são insatisfeitos, consumistas, autoritários, querem o mundo aos seus pés e reclamam sempre do próprio corpo. Não incentive suas filhas a se maquiarem precocemente, a se preocuparem com a moda, a se comportarem como modelos. Estimule-as a viver sua infância plenamente. Estimule-os a brincar, inventar, a sonhar, a ter contato com a natureza, a praticar esportes, a conquistar amizades, a viver a vida como uma grande aventura.

Vendo quadros antigos me pergunto o como as mulheres do século XIX se sentiriam aqui? Concerteza seriam rejeitadas. Mas eleas se amavam, o padrão de beleza era saudavél. Você deve estar olhando essa imagem e criticando a celullite delas, egoista. Olhe para a face, alegre, saudavél, serena. Elas não tem vergonha de estarem nuas uma na frente da outra, elas não olham para o corpo, mas para o rosto, os olhos, para as janelas da alma. Você também se contaminou com anos de mensagens subliminares, com imagens em revistas, com atrizes com o corpo "perfeito" e com o photoshop. sausahsauahsausahsu. Mulher sem celulite é travesti meu bem. rs. Piadinhas cretinas a parte, o padrão de beleza é reflexo da cultura, dos planos que a sociedade tem, concluimos então que somos infelizes consumistas, vivemos para consumir e não consumimos para viver. Deixamos de apreciar a beleza da vida para comprarmos a beleza, uma falsa beleza.

Essa ditadura não vai acabar de um dia para noite. cabe a cada um de nós nos olharmos no espelho todas as manhãs e adimirarmos a imagem e semelhança de Deus.
Tenha uma caso de amor com você mesma, exalte suas qualidades, Consuma menos produtos e mais ideias.
Veja as flores, elas não necessitam de cremes ou vestes, mas muitas superam a beleza das modelos mais famosas.
Todas temos nossas particularidades, nossas qualidades corporais. Vamos reeducar nossa mente a ser feliz com o que somos. Você nunca poderá fazer alguém feliz se não for feliz consigo mesma, se não for sua melhor companhia. nada será belo verdadeiramente se você não adimirar seu lindo corpo.

Faça isso, vá ao espelho, se observe, mas com amor, com carinho, veja que belos olhos, que lindo cabelo.
A veleza é de dentro para fora. "O coração alegre formoseia o rosto, mas a tristeza do coração o espirito se abate." Pv 15:13. Até a palavra de Deus é contra essa ditadura.
Aos olhos do Pai você é uma obra prima, que Ele planejou, não existe no mundo alguem igual a você. Unica, especial, feita com amor.

Jesus foi o homem que mais amou as mulheres, que mais as respeitou; vemos isso em João 4 sobre a mulher de Samaria ou então em João 8 sobre a mulher adultera. Ele não as julgou, não as condenou, Ele viu o coração delas. Se Jesus não olha para o exterior quem somos nós para isso fazer?
Se procupe com o que vem de dentro. todos vamos envelhecer, nosso corpo um dia ao pó voltará e nesse dia qual será o seu tesouro.
Não se confrome com esse mundo e não se deixe manipular.

Confesso que eu também estive submissa a essa ditatura, tive bulimia, me achava gorda, não gostava do meu cabelo, comprava compulsivamente gastando o que eu não tinha, me cortava, me odiava, me achava a pior pessoa do mundo, tentei suicidio, não me amava, eu queira minha morte, buscava coisas inconscientemente que me faziam mal, machuquei os que me amam, pelo simples fato de não me amar..

Mas tive um encontro com Deus, tive um encontro com amor. Ele me fez ver as minhas qualidades e me ajudar a superar e melhorar os meus defeitos. Hoje me sinto bem comigo mesma, me sinto feliz em conversar comigo. Hoje me olho no espelho com carinho, pois sei que foi Deus, o meu maior amor, quem me fez assim, e Ele não se importa se estou vestida com trapos, mas com a intenção do meu coração. Hoje busco mais desse amor incondicional, hoje quero que todos o conheçam, hoje sou uma nova criatura, hoje sou apaixonada por Deus acima de TUDO pois ele é o amor. Depois Dele já dou capaz de me amar e assim, conhecendo amor, sabendo como amar, posso dar esse amor aos outros. Antes eu não tinha o que oferecer, não sabia cuidar, agradar, ser romantica, eu não era capaz de dar o que eu não tinha. Mas hoje conheço o AMOR.
Hoje posso dizer: EU TE AMO VALÉRIA. rs

"Não atentes para a sua aparência... porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR vê o coração." 1Sm 16:7




"Pois, sem as mulheres, nossos céus não teriam
estrelas, nossas manhãs não teriam orvalho, nossas primaveras não
teriam flores. Sem as mulheres, a alma masculina não possuiria
sensibilidade, nossa inteligência não teria sabedoria, nossa emoção
não teria poesia. As mulheres são obras-primas de Deus. Muito
obrigado por vocês existirem." Augusto Cury


Se ame. :)

Um comentário:

  1. Gostei muito Val.
    era coisas assim que eu gostaria de ver em todos os blogs mas...

    sucesso!
    Deus abençõe voce
    bjao

    ResponderExcluir